Utiliza o Google Adwords? Se ainda não o faz devia testar pois pode ser muito interessante para o seu negócio. O Google Ads tende a ser o canal de aquisição com um ROI maior, principalmente para pequenos negócios.

Na maior parte das contas que já analisei vejo estes 3 erros constantemente.
Estes erros levam, muitas vezes, os anunciantes a desistirem de utilizar a plataforma ou de não conseguirem escalar os seus negócios.

Erro #1: Não ignore o Índice de Qualidade

No Google Ads, o Índice de Qualidade é tudo. Se não sabe o que isto é está a fazer tudo errado.

Para cada palavra-chave que utiliza nas suas campanhas, o Google associa um Índice de Qualidade  – de 0 a 10 (o melhor). Deve-se focar sempre em ter pelo menos 7 ou mais.

Um Índice de Qualidade alto reduz o custo por clique enquanto melhora a posição do seu anúncio ao mesmo tempo. Isto resulta em cliques mais baratos.

Para um Índice de Qualidade mais alto você precisa de:

  • Criar um copy para os seus anúncios excelente e relevante. Este copy deve incentivar o utilizador a clicar no anúncio. Isto irá resultar num CTR mais alto. Quanto maior o CTR maior o Índice de Qualidade.
  • Adicionar a palavra-chave ao URL do anúncio.
  • Optimizar a página destino (página de destino é a página à qual o utilizar chega ao clicar no seu anúncio), para a palavra-chave em questão. Mencione a palavra-chave no título e no conteúdo.
  • Inicialmente, colocar o CPC Máx mais alto que o sugerido pela Google.

A verdade é que existem mais de 50 diferentes factores que influenciam o Índice de Qualidade, no entanto, se fizer estes pontos irá conseguir SEMPRE um índice de qualidade entre 7 a 10.

Outro factor que influencia o índice de qualidade é o histórico da sua conta. Se a sua conta sempre teve um índice de qualidade baixo, por vezes é difícil optimizar. Nestas situações, recomendo que crie um a nova conta do Google Ads.

Erro #2: Utilizar o mesmo anúncio para diferentes palavras-chave

Cada palavra-chave deve ter o seu próprio grupo de anúncios e o seu próprio anúncio.

Se alguém pesquisar Vestido de senhora vermelho, o seu anúncio não deve mencionar apenas ‘Vestido de Senhora’, mas sim – Vestido de senhora vermelho. Quanto mais relevante for o anúncio, mais cliques irá ter e menos irá pagar por cada clique.

Erro #3: Não está a testar os anúncios – Split Test

Ao escrever o texto para os seus anúncios, você não irá saber o que resulta melhor. Pode ter uma ideia, uma hipótese, uma sugestão, mas não terá certezas.

Nada como testar.

O Google Ads dá-nos a possibilidade de testar dois anúncios, um contra o outro, ao mesmo tempo.
Portanto, para cada grupo de anúncios, tenha sempre 2 anúncios a competir um contra o outro.

Deixe os anúncios correrem durante uns 50 ou 100 cliques e veja qual deles gerou mais conversões e qual teve um CTR mais alto. Esse será o vencedor.

De seguida, crie outro anúncio para competir com o vencedor. Lembre-se que quanto mais testes fizer, maiores serão as chances de conseguir o anúncio perfeito que irá aumentar a CTR (taxa de cliques) e baixar o custo que paga por cada clique.

Corrija estes problemas e veja os seus resultados melhorar. Boa sorte!

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