Neste artigo irei partilhar 5 dicas que tendem resultar muito bem no que toca a aumentar vendas de lojas online.
No entanto, tenha em mente que em optimização de conversão, não há nada que “funciona sempre”, pois cada caso é um caso.
Estas dicas são um bom começo antes de começar a fazer A/B testing e ver o que realmente funciona.
Então vamos lá!
Dica #1: Não utilizar slideshows rotativos . Substituir por uma imagem estática com a sua proposta de valor!
Regra geral, não é benéfico utilizar slideshows ou banners rotativos.
Sim, é bonito, é dinâmico, mas tende para não funcionar muito bem em termos de usabilidade.
Porquê? Simples, são uma distracção.
A primeira coisa que o seu visitante faz ao entrar no seu e-commerce é tentar perceber se está no sítio certo e qual é a sua proposta de valor. Começa a ler o slide e puff, aparece o outro.
O olho do ser humano reage ao movimento, ou seja, distrai-nos do que é importante. Para além disso, estamos tão acostumados a ver banners publicitários que já associamos isso a publicidade.
Em vez destes slideshows rotativos utilize uma imagem estática e dê ênfase à sua proposta de valor (razão pela qual o utilizador deve comprar de si).
Como é que a Home Depot está a utilizar um banner para transmitir a proposta de valor:
Bónus:
– Utilize imagens que suportem a sua proposta de valor (evite imagens de stock)
– Invista em fotografia de alta qualidade
– Se preferir manter o slideshow não active a opção de rodar automaticamente, deixe o visitante decidir se está pronto para ver o próximo slide.
– Optimize as imagens!
Dica #2: Mostrar sempre informações de contacto
Sim, é algo básico, mas tende para funcionar muito bem.
A verdade é que dá credibilidade. Mostra que está uma empresa por trás da sua loja online. Mostre o telefone, a morada, e se possível uma foto da pessoa que faz o atendimento ao cliente! (isto é especialmente bom para empresas mais pequenas)
As pessoas querem saber que caso aconteça alguma coisa existe suporte, para não falar que é expectável que receba mais chamadas. (o que é sempre bom certo?)
Como é que a Icon Direct está a aproveitar o espaço do cabeçalho:
Bónus:
– Mostre esta informação no header e no footer
– Utilize Livechat (pode ser uma ferramente muito útil, principalmente no momento de checkout – se o utilizador precisar de alguma informação extra contacta por o chat)
Dica #3 Destaque a secção de oportunidades e descontos
Vários estudos mostram repetidamente que cerca de 50% dos compradores onlinesó compra produtos em desconto, excepto em situações mais específicas.
Cerca de 63% diz que ao entrar numa loja online pesquisam por uma secção associada a oportunidades e descontos.
Se é isto que eles querem, porque não facilitar?
Se fizer sentido para o seu negócio teste esta dica e veja se vale a pena!
Veja como é que a Pet Smart faz isto de uma forma subtil:
Bónus:
– Na página de oportunidades / promoções utilize hierarquia visual, destacando os produtos que geram mais interesse no topo.
– Depois de implementar esta alteração, analise se há mais visitantes que a visitar esta página, como estã a chegar aqui, e que receita estão a gerar
Dica #4: Benefícios e/ou ofertas por baixo do Menu
É importante que independentemente da página em que o seu visitante esteja, ele continue a perceber que está no sítio certo. Uma excelente forma de fazer isto é utilizar uma secção com benefícios e/ou ofertas logo por baixo do Menu.
Como é que a BONIA utilizou esta secção para destacar benefícios para os seus visitantes:
Lembre-se que o seu visitante está constantemente a perguntar-se, porque é que devo comprar aqui ? Porque não ir ao concorrente? Esta secção ajuda a responder a estas questões.
Bónus:
– Foque-se em benefícios para o visitante. O que é que ele tem a ganhar?
– Utilize a sua proposta de valor.
– Utilize listagens e poucas palavras que transmitam informação relevante.
– Comunique como é que irá resolver o problema do visitante.
Dica #5: Tenha descrições de produto que vendem
O objectivo da descrição de cada produto do seu e-commerce é responder a todas as questões que o seu visitante tem, de modo a que ele perceba que é a solução ideal para resolver o seu problema.
Queremos mais cliques no ‘Adicionar ao carrinho’, certo?
Foque-se em responder a estas questões:
– Para quem é o produto e o que faz?
– Porque é que é bom?
– Como resolve o problema do seu público-alvo (da sua persona)?
Repare como é que a Anorak utiliza a descrição de um saco de cama dando ênfase a “dores” da sua persona e resolvendo objecções.
Bónus:
– Adicione um toque pessoal e dê recomendações
– Transforme as funcionalidades em benefícios
– Não copie simplesmente os dados que vêm do fornecedor.
Boa sorte!