Acha que seus desenvolvedores fizeram um bom trabalho no seu site funcionar com todos os navegadores? Não conte com isso. Um dos locais onde há mais perda de dinheiro é a incompatibilidade com alguns navegadores.
Veja as suas taxas de conversão por navegador. Verifique cada versão de forma diferente, ou seja, IE11 vs. IE10 vs. IE9 e assim por diante. Visualize este relatório do Google Analytics em Público> Tecnologia> Navegador e sistema operacional. Selecione a versão do navegador como sua dimensão secundária:
Comecemos pelo princípio: precisa de examinar estes relatórios por categorias de dispositivos separadamente. Portanto, apenas desktop, apenas tablet, apenas celular. Sem mistura, ou será confundido por números errados. Precisamos comparar maçãs com maçãs (o exemplo acima é apenas para desktop). Consegue isto através das segmentações avançadas do Google Analytics (repare na imagem acima temos apenas DESKTOP)
Então, o que podemos aprender com o relatório acima? O Internet Explorer 11.0 converte a 7,24%, enquanto a versão 8.0 é 4,65% e a versão 9.0 é 6,04%. Porquê?
A taxa de conversão de 7,24% vs. 4,65% é uma diferença muito grande para ser apenas sobre o estilo de vida. Eu colocaria a hipótese de que existem alguns bugs ou problemas de usabilidade que causam isso. A única maneira de descobrir é conduzir um teste completo do site com o IE 8 ou contratar um especialista em garantia de qualidade para testá-lo por si.
Não precisa ter o IE 8 instalado no seu computador – pode usar o BrowserStack ou similar.
Se está a pensar “Mas porquê preocupar, ninguém usa o IE 8 e outros navegadores de qualquer maneira”, vamos fazer as contas.
O IE 8, com uma taxa de conversão de 4,65%, gerou uma receita de cerca de US $ 61.000 durante esse período.
Se tivesse convertido a 7% (ainda abaixo do IE11), o valor teria sido em torno de $ 77.000 (tráfego do IE 8 * taxa de conversão de 0,07 * tamanho médio da transação $ 122). Vale $ 16.000 para consertar alguns bugs? Eu acho que sim!