Aumenta a taxa de sucesso dos teus formulários

Aumenta a taxa de sucesso dos teus formulários

O coração de cada website é o formulário de contactos.

Quando os utilizadores visitam o teu website, o teu objectivo é que encontrem e preencham o formulário o mais rapidamente possível não é ?

Eu sou obcecado por isso, e estou constantemente a optimizar este ponto nos sites dos meus clientes.

Para começar, temos de identificar onde está o problema de modo a conseguirmos otimizar.

Claro que podes ir ao Google e descobrir 100 boas práticas e testar nos teus formulários, mas a verdade é que isso é uma perca de tempo.

Não existem boas práticas que resultam sempre, cada caso é um caso.
Principalmente se tiveres pouco tráfego, testar por testar é perder tempo e dinheiro.
Portanto, primeiro ponto, Identificar onde está o problema/problemas.

Para identificarmos a causa, todas as interações dos utilizadores devem ser mensuradas.
Sem isto, não consegues optimizar, simples.

Utiliza eventos do Google Analytics, com o Google Tag Manager para identificares:


👉 Que % de pessoas está a visualizar o meu formulário?
👉 Que campos é que estão a gerar mais erros?
👉 Que % está a terminar o formulário
👉 Que % está a ir para a próxima etapa do formulário (crucial em lojas online).
👉 Que % viu o formulário e não completou.

Utiliza o Hotjar para visualizares em vídeo as gravações de utilizadores a preencher o formulário.
Isto vai-te ajudar a perceber:


👉 Que campos é que estão a demorar mais tempo a serem preenchidos
👉 Que campos é que estão a causar um maior número de desistências.

Ao recolheres estes dados, já vais conseguir identificar o possível problema e podes começar a criar hipóteses de melhoria.
O processo de optimização de formulários, bem como qualquer outra optimização é sempre o mesmo:


1 – Identificar pontos de fricção do formulário


2 – Criar hipóteses de melhoria


3 – Priorizar essas hipóteses ordenado pelas que poderão ter um impacto maior.


4 – Executar testes A/B


5 – Analisar e repetir

Gostas-te da dica? Identifica alguém que precisa de ver isto! 🤔

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