Google Analytics: Pare de analisar métricas e comece a segmentar.

Analytics é essencial para as suas campanhas de online marketing.

No digital, tudo pode e deve ser medido, testado e optimizado.

Se não está a utilizar o Google Analytics de uma maneira eficaz, está neste momento a perder dinheiro, tão simples quanto isso.

Provavelmente tem o Google Analytics instalado no seu site, ou outra ferramenta parecida mas a questão é:

O que está a fazer com ela?

Como está a analisar os dados e tomar decisões?

Que resultados tem tido na sua bottom line (€€€ para o seu negócio)?

80% das vezes que peço um relatório a uma empresa o que recebo é um relatório completo, todo bonitinho, com as visitas, páginas mais visualizadas, tempo no site, taxa de rejeição.

Sabe qual é o problema destes relatórios?

Não nos dizem rigorosamente NADA. Sem contexto estes números são ZERO.

São muito genéricos e não nos ajudam a medir nada que realmente demonstre SUCESSO ou que nos dê um plano de acção.

Vamos supor que vê as seguintes métricas no seu analytics:

Visitas: 2000

Temo na página: 00:25 segs

Taxa de rejeição: 55%

E agora? O que pode fazer com essa informação ?
Quantos €€ geraram estas visitas para o seu negócio?

Estes dados não são suficientes para tomarmos decisões e aumentarmos dinheiro que o site está a gerar!

 

Solução: Precisamos de contexto!

 

Quer começar a ter resultados a sério?  Utilize as segmentações avançadas!

 

———–

6 Segmentos avançados fantásticos

Motivação:

Segmentar por palavra-chave é uma excelente ideia porque transmite a motivação que o visitante tem.

Para criar um segmento avançado por palavra-chave basta fazer o seguinte:

Clique em Adicionar Segmento

Na secção Condições

Utilize a dimensão Palavra-Chave

Grave o segmento:

Ao utilizar este segmento, irá ver o comportamento de todas as pessoas que entraram no seu site com a Palavra-Chave que definiu!

Apenas isso, e não todas as visitas agregadas!

Já viu o potencial ?

Comece a fazer isto para o top 10 de palavras-chave do seu site e irá descobrir insights fantásticos.

Respostas a perguntas como:

Que comportamentos têm os visitantes que chegam ao seu site através da sua palavra-chave principal?

Qual é a taxa de rejeição em mobile e desktop e a taxa de conversão para esta palavra-chave

Acção:

E que tal segmentar as visitas que completaram um objectivo?

Objectivos podem ser: subscrevera uma newsletter, adicionar um comentário, preencher um formulário, comprar, etc.

Segmentar por acção ajuda-nos a perceber que pessoas estão mais “engaged” que outras e a encontrar padrões.

Conversão:

Segmentar por conversão.

Uma das questões que pode fazer aqui é:

Qual é a diferença dos que convertem para os que não convertem?

O que é que os utilizadores que convertem estão a fazer de diferente?

Onde é que os utilizadores que não convertem estão a desistir?

Origem de tráfego: 

Segmentar por Origem é excelente.

Que canal está a gerar mais euros para o seu negócio?

Onde há mais potencial  e onde estamos a perder dinheiro?

Percurso:

Todos os que entraram na home page e clicaram num tab especifico na navegação.

Nesta segmentação pode fazer pequenos funis e perceber onde é que as pessoas estão a abandonar.

Não é fantástico?

Tempo:

Segmentar por tempo que ficam no site.

Esta métrica é muito interessante, principalmente quando a junta com uma das métricas acima.

 

Aplique estas ideias e descubra dezenas de oportunidades tomando decisões baseadas em dados que vão gerar resultados!

Boa sorte!

13 thoughts on “Google Analytics: Pare de analisar métricas e comece a segmentar.”

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