Se o seu site é como milhões de outros sites, já tem o Google Analytics instalado.
A questão é o que está a fazer com estes dados?
Como pode utilizar estes dados para crescer o SEU negócio?
Acredito que não seja fácil porque o Google Analytics fornece-nos tanta informação que é difícil saber por onde começar!
Neste artigo irei partilhar consigo as 3 principais secções para se focar no seu Google Analytics, de modo a perceber melhor os utilizadores do seu site e começar a gerar melhores resultados.
A partir de hoje já não há desculpa!
Estas três são:
Aquisição:
– De onde vêm os visitantes ?
– Quantos visitantes chegam através de cada canal (facebook, google, tráfego pago, ..etc)?
– Que canais estão a gerar mais valor para o seu negócio ? (valor pode ser vendas, inscrições na newsletter, leads, ..etc).
Comportamento:
– Como é que os visitantes se comportam no seu site?
– Quantas páginas e que páginas estão a ver?
– Onde estão a clicar e que caminhos estão a seguir ?
Conversões:
– Que acções estes visitantes estão a fazer?
– Será que estão a fazer o que queremos?
– Estão a inscrever-se na newsleter? A comprar? A contactar?
Estas três secções oferecem insights valiosos sobre o tráfego do seu site.
Aquisição
Identificar de onde vem o tráfego do seu site.
No seu Analytics vá a: Aquisição > Tráfego > Canais
Nesta secção irá encontrar informações relacionadas com a forma com que os visitantes chegam ao seu site e a respectiva performance.
Desta forma, consegue comparar que canais estão a gerar melhores resultados para o seu negócio!
Vamos supor que está a investir em SEO, Google Adwords e Facebook.
Através da secção, consegue perceber o impacto que cada canal está a ter no seu negócio e em qual deve investir mais ou menos de modo a gerar um ROI maior.
A imagem acima mostra que o tráfego orgânico está com uma taxa de conversão maior que o tráfego pago (1.43%).
No entanto, a taxa de conversão de redes sociais está a com uma taxa de conversão muito baixa ! (0.26%).
Se no seu relatório não aparecem taxas de conversão nem objectivos significa que não os tem configurados!
Comportamento
Que conteúdo está a ser visto?
A resposta a essa questão está aqui:
Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas
Neste relatório consegue ver quais as páginas mais visualizadas.
Analise as 25 páginas mais visualizadas e comece a perceber o que os seus visitantes estão a ver com mais frequência no seu site.
Estas páginas têm conteúdo relevante? Estão rápidas? Comece a explorar formas de as melhorar!
Comportamento > Conteúdo do Site > Páginas Destino
Neste relatório consegue ver quais as páginas destino mais visualizadas.
Página destino é a 1º página que o utilizador vê ao entrar no seu site.
Qual é a performance de cada uma destas páginas?
Aqui, tenha atenção à métrica taxa de rejeição, esta métrica diz-nos a % de pessoas que saiu do site sem interagir com NADA.
No seu Google Analytics faça o seguinte:
1º : Comportamento > Conteúdo do Site > Páginas Destino
2º Clique em Comparação
3º Escolha Taxa de rejeição (Bounce Rate)
Isto é uma forma muito boa de rapidamente identificar que páginas destino estão com pior performance.
A vermelho, são as páginas com taxa de rejeição maior em relação à média do site. Tente perceber o porquê de isto estar a acontecer.
Será que as pessoas não estão a encontrar o que querem nestas páginas? Ou será que página é pouco relevante?
Conversões
Este é um passo crítico.
Vejo imensas contas de Google Analytics sem objectivos…o que é péssimo!
Antes de fazer o que seja, pense e escreva os objectivos do seu site.
Quais são ?
Exemplo de objectivos:
Sem objectivos é impossível medir a performance do seu site.
Ao saber a percentagem de utilizadores que concluiu cada objectivo do seu site, irá conseguir perceber onde é que se deve focar no seu site!
Conseguirá responder a questões como:
- Que páginas estão a gerar mais vendas ? E inscrições na newsletter?
- Que regiões, browsers, navegadores estão a gerar melhores resultados? Porquê?
- O meu site está a gerar melhores resultados em mobile do que em desktop? Porquê?
Se não tem objectivos criados, comece por criá-los em: Administração > Objectivos > Novo Objectivo
Boa sorte!