Se o seu site é como milhões de outros sites, já tem o Google Analytics instalado.

A questão é o que está a fazer com estes dados?

Como pode utilizar estes dados para crescer o SEU negócio?

Acredito que não seja fácil porque o Google Analytics fornece-nos tanta informação que é difícil saber por onde começar!

Neste artigo irei partilhar consigo as 3 principais secções para se focar no seu Google Analytics, de modo a perceber melhor os utilizadores do seu site e começar a gerar melhores resultados.

A partir de hoje já não há desculpa!

Estas três são:

Aquisição:

– De onde vêm os visitantes ?

– Quantos visitantes chegam através de cada canal (facebook, google, tráfego pago, ..etc)?

– Que canais estão a gerar mais valor para o seu negócio ? (valor pode ser vendas, inscrições na newsletter, leads, ..etc).

Comportamento:

– Como é que os visitantes se comportam no seu site?

– Quantas páginas e que páginas estão a ver?

– Onde estão a clicar e que caminhos estão a seguir ?

Conversões:

– Que acções estes visitantes estão a fazer?

– Será que estão a fazer o que queremos?

– Estão a inscrever-se na newsleter? A comprar? A contactar?

Estas três secções oferecem insights valiosos sobre o tráfego do seu site.

 

Aquisição

Identificar de onde vem o tráfego do seu site.

No seu Analytics vá a: Aquisição > Tráfego > Canais

Nesta secção irá encontrar informações relacionadas com a forma com que os visitantes chegam ao seu site e a respectiva performance.

Desta forma, consegue comparar que canais estão a gerar melhores resultados para o seu negócio!

Vamos supor que está a investir em SEO, Google Adwords e Facebook.

Através da secção, consegue perceber o impacto que cada canal está a ter no seu negócio e em qual deve investir mais ou menos de modo a gerar um ROI maior.

A imagem acima mostra que o tráfego orgânico está com uma taxa de conversão maior que o tráfego pago (1.43%).

No entanto, a taxa de conversão de redes sociais está a com uma taxa de conversão muito baixa ! (0.26%).

Se no seu relatório não aparecem taxas de conversão nem objectivos significa que não os tem configurados!

Comportamento

Que conteúdo está a ser visto?

A resposta a essa questão está aqui:

Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas

Neste relatório consegue ver quais as páginas mais visualizadas.

Analise as 25 páginas mais visualizadas e comece a perceber o que os seus visitantes estão a ver com mais frequência no seu site.

Estas páginas têm conteúdo relevante? Estão rápidas? Comece a explorar formas de as melhorar!

Comportamento > Conteúdo do Site > Páginas Destino

Neste relatório consegue ver quais as páginas destino mais visualizadas.

Página destino é a 1º página que o utilizador vê ao entrar no seu site.

Qual é a performance de cada uma destas páginas?

Aqui, tenha atenção à métrica taxa de rejeição, esta métrica diz-nos a % de pessoas que saiu do site sem interagir com NADA.

No seu Google Analytics faça o seguinte:

1º : Comportamento > Conteúdo do Site > Páginas Destino

2º Clique em Comparação

3º Escolha Taxa de rejeição (Bounce Rate)

Isto é uma forma muito boa de rapidamente identificar que páginas destino estão com pior performance.

A vermelho, são as páginas com taxa de rejeição maior em relação à média do site. Tente perceber o porquê de isto estar a acontecer.

Será que as pessoas não estão a encontrar o que querem nestas páginas? Ou será que página é pouco relevante?

Conversões

Este é um passo crítico.

Vejo imensas contas de Google Analytics sem objectivos…o que é péssimo!

Antes de fazer o que seja, pense e escreva os objectivos do seu site.

Quais são ?

Exemplo de objectivos:

Sem objectivos é impossível medir a performance do seu site.

Ao saber a percentagem de utilizadores que concluiu cada objectivo do seu site, irá conseguir perceber onde é que se deve focar no seu site!

Conseguirá responder a questões como:

  • Que páginas estão a gerar mais vendas ? E inscrições na newsletter?
  • Que regiões, browsers, navegadores estão a gerar melhores resultados? Porquê?
  • O meu site está a gerar melhores resultados em mobile do que em desktop? Porquê?

Se não tem objectivos criados, comece por criá-los em: Administração > Objectivos > Novo Objectivo

Boa sorte!

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