De onde vêm as visitas do seu site?

Já alguma vez se questionou: “De onde vêm as visitas do meu site?”

Ao identificar de onde vêm as maiores fontes de tráfego do seu site, terá uma ideia melhor de onde investir o seu tempo e dinheiro.

Neste artigo, eu compartilharei consigo um simples relatório de Aquisição do Google Analytics para ajudá-lo a gerar tráfego e mais vendas.

No seu Google Anaytics, clique em: Aquisição > Descrição Geral

   

Este relatório oferece uma visão rápida dos principais canais que enviam visitantes ao seu site, bem como os detalhes de aquisição, comportamento e conversões associados para cada canal.

Este pequeno gráfico diz-nos imenso.

Paid Search (tráfego pago): representa o tráfego que entrou no site através de media paga (anúncios facebook, google adwords, kuantokusta).

Organic Search (tráfego orgânico): representa o tráfego que entrou no site através dos motores de busca, resultados não pagos.

Referral (Referência): representa outros sites que linkam para si, incluindo blogs, directorios, foruns concorrentes, etc.

Social: Representa o tráfego que entrou no site através de redes sociais (facebook, instagram, linkedin..)

Display: Representa o tráfego que entrou no seu site através de banner ads.

Os dados do seu site são certamente diferentes, mas percebe a ideia.

De seguida vá a: Aquisição > Canais

Se tiver os objetivos do Google Analytics configurados, neste relatório irá conseguir ver o quão bem cada canal está a gerar conversões.

No exemplo acima, conseguimos perceber a performance de cada canal.

Paid Search –  Com 5259 utilizadores foram gerados 75 transações.

Organic search – Com 3134 utilizadores foram geradas 60 transações.

Repare que comparando com ‘Paid Search’ está 50% melhor.

Social: Com 1328 utilizadores foram geradas apenas 5 transações.

Direct – Com 744 visitas foram geradas 7 transações.

Referal – Com apenas 191 utilizadores foram geradas 22 transações. Demasiado bom?

Apesar desta tabela dar-nos uma perspectiva bastante boa da performance de cada canal, não nos podemos esquecer de uma coisa SUPER importante –O Google Analytics conta conversões como: ‘Last Click non-direct’.