Já alguma vez se questionou: “De onde vêm as visitas do meu site?”
Ao identificar de onde vêm as maiores fontes de tráfego do seu site, terá uma ideia melhor de onde investir o seu tempo e dinheiro.
Neste artigo, eu compartilharei consigo um simples relatório de Aquisição do Google Analytics para ajudá-lo a gerar tráfego e mais vendas.
No seu Google Anaytics, clique em: Aquisição > Descrição Geral
Este relatório oferece uma visão rápida dos principais canais que enviam visitantes ao seu site, bem como os detalhes de aquisição, comportamento e conversões associados para cada canal.
Este pequeno gráfico diz-nos imenso.
Paid Search (tráfego pago): representa o tráfego que entrou no site através de media paga (anúncios facebook, google adwords, kuantokusta).
Organic Search (tráfego orgânico): representa o tráfego que entrou no site através dos motores de busca, resultados não pagos.
Referral (Referência): representa outros sites que linkam para si, incluindo blogs, directorios, foruns concorrentes, etc.
Social: Representa o tráfego que entrou no site através de redes sociais (facebook, instagram, linkedin..)
Display: Representa o tráfego que entrou no seu site através de banner ads.
Os dados do seu site são certamente diferentes, mas percebe a ideia.
De seguida vá a: Aquisição > Canais
Se tiver os objetivos do Google Analytics configurados, neste relatório irá conseguir ver o quão bem cada canal está a gerar conversões.
No exemplo acima, conseguimos perceber a performance de cada canal.
Paid Search – Com 5259 utilizadores foram gerados 75 transações.
Organic search – Com 3134 utilizadores foram geradas 60 transações.
Repare que comparando com ‘Paid Search’ está 50% melhor.
Social: Com 1328 utilizadores foram geradas apenas 5 transações.
Direct – Com 744 visitas foram geradas 7 transações.
Referal – Com apenas 191 utilizadores foram geradas 22 transações. Demasiado bom?
Apesar desta tabela dar-nos uma perspectiva bastante boa da performance de cada canal, não nos podemos esquecer de uma coisa SUPER importante –O Google Analytics conta conversões como: ‘Last Click non-direct’.