Como fazer questionários ao cliente da forma correcta

Pesquisa quantitativa é super importante, no entanto, nada como ouvir a voz do cliente (pesquisa qualitativa).

A questão é, se não fizermos as questões certas, no momento certo, pode prejudicar mais que ajudar.

Perceber o seu público alvo principal é importantíssimo para aumentar as conversões.

Temos de perceber o que é que eles querem, o que eles valorizamm e que resistências e objecções têm antes de completarem as ações que queremos!

Pesquisa qualitativa é uma excelnete forma de fazer isto.

O nosso objecitvo com esta pesquisa é focado em otimização de conversão.

Ou seja, fazer questões aos clientes, de modo a melhorarmos a qualdiade das nossas hipóteses de melhoria.

 

Que questões perguntar?

– Que problema estão a tentar resolver? Podemos utilizar esta infomrção na nossa proposta de valor.

– Quais são as maiores objecções? Dúvidas? Hesitações? Saber isto ajuda a reduzir resistencias de compra.

– Vêm os concorrentes antes de comprar? Muito ou pouco? Se descobrir que eles vêm os muito os concorrentes antes de tomar uma decisão, é importante

destacar mais os seus benefícios únicos!

 

A quem é que deve fazer estas questões?

 

– Se pretende melhorar o processo de compra, questione novos compradores (no momento em que acabaram de comprar) e pessoas que não compraram.

– Se pretende aumentar a retenção, questione compradores frequentes.

– Se pretende começar um programa de VIP, para os compradores que gastam mais €, questione esses clientes.

 

Diferentes públicos vão gerar diferentes respostas.

Não basta enviar a mesma pergunta para todos os emails na sua newsletter.

Muitos dos seus clientes, já nem se lembram das hesitações que tiveram no mometo de compra.

 

Quantas respostas é necessário ter antes de tirar conclusões?

 

Quanto mais melhor, até um certo ponto.

Se tiver 10 respotas, 2 ou 3 respostas podem “estragar” aos resultados.

A ConversionXL descobriu que entre 100 a 200 respostas é o ideal. A partir de 200 respostas os resultados começam a ser repetitivos.

No entanto, se só conseguir 50 ou 100, utilize esses dados com um pouco mais cuidado.

 

Como conseguir respotas, e boas respostas

 

Primeiro, ao enviar um convite para preencher um questionário, envie um curto e simples.

Mencione quanto tempo o questionário irá demorar (questionário de 2-minutos). Utilize incentivos, por exemplo, ganhe 5% na sua próxima encomenda.

 

Algumas ferramentas para fazer questionários aos seus clientes:

Google Forms

TypeForm

SurveyMonkey